Diretório de Pesquisa do CNPQ

Práticas de Letramentos e Ensino e Aprendizado da Língua Materna 

Este grupo de pesquisa objetiva trazer as discussões teóricas relativas às teorias histórico-cultural, linguística de Bakhtin e o arcabouço teórico de Freire para pensar às práticas de letramento, bem como o processo de ensino da língua materna que ocorre na Educação Infantil e no Processo de Alfabetização. Para tanto, esse grupo de pesquisa atua em três linhas:

  • Linguagens na Educação Infantil - busca estabelecer um diálogo com distintas áreas do conhecimento a fim de se discutir sobre as diferentes linguagens da criança, sendo esta entendida como atividade constitutiva.
  • Letramentos na Educação Infantil - que objetiva discutir e refletir sobre as práticas de letramento na educação infantil, bem como analisar experiências de letramento utilizando as diferentes linguagens das crianças.
  • Alfabetização e Letramento- que objetiva trazer para discussão os métodos de alfabetização em diálogo com a linguagem enquanto atividade constitutiva, necessitando, portanto, de práticas significativas de leitura e escrita que às práticas de letramento propiciam.